Uma falha no acesso ao serviço de edição e armazenamento de documentos na nuvem do Google, o Google Docs, deixou internautas com dificuldade para abrir arquivos de texto, planilhas e apresentações por mais de uma hora no início da noite desta quarta-feira.

O serviço saiu do ar por volta das 18h (horário de Brasília) e ficou completamente inacessível por cerca de meia hora. O site voltou ao ar, mas com uma mensagem de erro.”Estamos cientes de problemas com o Google Docs e estamos trabalhando pra resolvê-los o mais rapidamente possível”, afirmou a companhia em nota.

Às 19h18, o Google anunciou que serviço havia sido restabelecido completamente. “Pedimos desculpas pelo inconveniente”, afirmou nova mensagem do Google.

O Google Docs, que concorre com pacotes de aplicativos para escritórios como o Office, da Microsoft, até recentemente só funcionava com conexão à internet. No final de agosto, no entanto, o Google anunciou que criaria um aplicativo para permitir que usuários do Chrome tivessem acesso ao serviço mesmo sem estarem ligados com a rede.

A falha expõe ainda um dos problemas gerados pela chamada computação em nuvem, quando informações e programas passam a ficar armazenados em servidores na internet, e não mais no computador do usuário. Uma falha no provedor de um serviço deixa milhares de usuários sem acesso. Mas, segundo defensores do modelo, falhas como esse são incomuns, principalmente quando comparadas com problemas com computadores pessoais que podem igualmente prejudicar o acesso do usuário a um programa ou arquivo.

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/09/google-docs-volta-funcionar-apos-falha-que-deixou-arquivos-fora-do-ar.html