O Google promove uma pequena exposição em Paris nesta semana chamada Google Atmosphere. E a empresa usa o evento para apresentar algumas novas ferramentas corporativas, incluindo dois passos de verificação para usuários do Google Apps Premier. A ideia do evento é mostrar o poder da computação em nuvem para CIOs top na Europa.

Além do sistema de verificação em dois passos, o Google apresentou algo mais: permitir a edição de arquivos Google Docs em smartphones Android. Isso é algo que os usuários já vinha esperando e, agora, parece que a companhia resolveu atender ao desejo.

O Google escreveu o seguinte em um post de blog: “hoje demonstramos novas capacidades de edição móveis para Google Docs em Android e iPad. Nas próximas semanas, as pessoas poderão editar documentos simultaneamente em todo o mundo, mesmo que estejam usando diferentes tipos de devices.” Isso é tudo disse o Google e realmente é até que a ferramenta entra em operação.

Uma das minhas maiores críticas ao Google Docs é exatamente a inabilidade de interagir em dispositivos móveis. Claro que usuários iOS e Android podem pesquisar, acessar e visualizar os documentos, mas não podem editá-los. E, francamente, acesso sem interação torna-se inútil.

O Google tem focado energias no desenvolvimento de clients HTML 5 para seu produto Gmail (para Android e iOS), que é usado por muitas empresas. Todas as companhias usando Google Docs, entretanto, estão na geladeira, aguardando uma versão HTML 5 do produto.

Talvez, para quem não usa o Google Docs isso não pareça algo fundamental, mas eu sei que isso vai mudar muita coisa em meu trabalho. É algo que eu espero há anos para acontecer.

O Google não especificou uma data correta para o lançamento da nova ferramenta, apenas disse nas próximas semanas. A companhia também deixou o iPhone de fora da lista inicial de devices suportados. Ao que tudo indica, o Google foca mais iPad que iPhone neste ferramenta.

Fonte: http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=71955