google

O Google vai suspender o suporte ao Internet Explorer 6 (IE6) para os serviços de Gmail e Calendar (agenda) ainda este ano, anunciou a empresa nesta quarta-feira (3/2).

A medida poderá ocorrer a partir de 1.º de março, que é quando o Google prometeu encerrar o suporte para o IE6 dos serviços Google Docs e Google Sites. Esta decisão havia sido anunciada na sexta-feira (29/1), duas semanas depois de admitir que hackers invadiram sua rede e roubaram informações.

“Nós planejamos interromper o suporte a navegadores antigos para o resto da suíte Google Apps, incluindo o Gmail, ainda em 2010”, um porta-voz da empresa confirmou nesta terça-feira.

A lista de navegadores não suportados tem, além do IE6 e o Firefox 2.0, o Safari 2.0 da Apple e o Chrome 3.0, da própria Google.

Por e-mail
Na terça-feira, administradores de contas Google Apps receberam um e-mail do Google informando que o suporte dos serviços Docs e Sites ao IE6 iria ser suspenso, e que medidas semelhantes seriam tomadas em relação ao Gmail e ao Google Calendar.

“Ainda em 2010, nós começaremos a desativar  o suporte a esses navegadores para o Google Mail e o Google Calendar”, afirmou o e-mail.

O porta-voz do Google não forneceu datas específicas para o fim do suporte do Gmail e do Calendar ao IE6.

O Gmail é o terceiro maior serviço de webmail do mundo, com cerca de 146 milhões de usuários, de acordo com dados de 2009 da comScore. O Windows Live Hotmail, da Microsoft, e o Yahoo Mail são os números 1 e 2, respectivamente, com aproximadamente 343 milhões e 285 milhões de usuários.

No Brasil, também segundo a comScore, o Gmail é o segundo webmail mais utilizado, com 8,4 milhões de usuários. O primeiro é o Live Hotmail, com 20,1 milhões.

Longa lista
O apelo feito pelo Google aos usuários para que abandonem o IE6 é apenas o último de uma longa série de grandes empresas e serviços da internet que têm interrompido o suporte ao velho navegador da Microsoft, que já tem quase nove anos de existência.

Até agora, o Facebook e o próprio YouTube, do Google, vieram a público pedir aos usuários que atualizem seus navegadores para versões mais novas do IE.

Agências de segurança da informação da França e da Alemanha repetiram o apelo, por causa das vulnerabilidades críticas encontradas na aplicação.

A atualização do navegador é endossada pela Microsoft, que em 19/1 emitiu um comunicado que orientava os usuários do IE6 a migrar para a versão 8 do browser.

http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/02/03/google-decide-suspender-suporte-do-gmail-e-do-calendar-ao-ie6/