O Google anunciou hoje a criação de um novo padrão para imagens na web. Chamado de WebP, ele é uma alternativa da empresa para substituir o formato JPEG, o mais popular atualmente para publicação de fotos e outros tipos de imagem.

O Google testou o WebP em um milhão de imagens nos formatos JPEG, GIF e PNG. Em média, a redução no tamanho de arquivo com o novo padrão foi de 40%. A empresa publicou uma galeria que compara as imagens em JPEG com suas equivalentes em WebP.

Segundo o Google, as imagens representam 65% dos bytes de uma página, em média. Assim, uma redução no tamanho delas contribuiria consideravelmente para que o carregamento das páginas fosse mais rápido.

O padrão WebP é de código aberto e o Google não cobra nenhuma licença para seu uso. Mas ainda há um longo caminho até que ele se torne um concorrente de peso para o JPEG. Para que o WebP seja usado na prática, é necessário que ele seja adotado por fabricantes de navegadores, aplicativos gráficos, câmeras, smartphones e outros equipamentos com recurso fotográfico. O Google anunciou que a próxima versão de seu navegador Chrome terá suporte ao novo padrão.

Fonte: http://tecnologia.ig.com.br/noticia/2010/09/30/google+cria+rival+para+formato+jpeg+9605805.html