O Google comemora nesta segunda-feira (27) 12 anos de atividade com o título de site de buscas mais popular do mundo. Fundado em 1997 nos EUA por Sergey Brin e Larry Page, o portal superou Yahoo!, America Online (AOL) e Altavista e expandiu seus serviços além do buscador.

Segundo o portal Veja.com, o Google engloba o Gmail, o navegador Google Chrome, redes sociais como o Orkut, compartilhamento de vídeos e imagens – YouTube e Picasa -, além de oferecer serviços de ligações telefônicas via internet, edição de documentos online e consulta de mapas.

Com o crescimento, a empresa conquistou alguns concorrentes de peso, como a Apple e o Facebook. Na disputa com a companhia de Steve Jobs, o Google compete no desenvolvimento de sistemas operacionais para smartphones e na criação de celulares próprios, como o Nexus One.

Já com a empresa de Mark Zuckerberg, a aniversariante tenta se consolidar como a principal rede social do mundo. Atualmente, o Facebook atingiu a marca de 500 mil usuários, superando o Orkut, que se mantém como o principal site de relacionamento do Brasil.

Recentemente, o site não conseguiu renovar sua licença comercial para funcionar na China, e teve seus serviços bloqueados pelo governo. As autoridades chinesas haviam imposto novas condições para empresas multinacionais operarem no país, que não teriam sido aceitas pela companhia.

Além disso, em agosto o Google fechou acordo com a Associated Press para continuar divulgando as notícias da agência pelo Google News.

Fonte: http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2010/09/27/imprensa38326.shtml