O Google Brasil anunciou nesta terça-feira (30/3) o projeto Palpita Brasil em parceria com ESPN e Sony Music para tentar um novo modelo de monetização da comunidade de vídeos YouTube.

O Palpita Brasil é um projeto de distribuição de conteúdo e interatividade com os usuários que será centrado no YouTube, mas se espalhará para outros serviços do buscador, como Orkut e Google Maps.

A iniciativa do Google integrar serviços próprios e fechar parcerias com empresas para vender cotas de patrocínios para terceiros é “uma tentativa de monetização inédita” mundialmente, afirma o diretor geral do buscador no Brasil, Alex Dias.

O projeto explora modelo de monetização semelhante ao empregado pelos canais de TV para transmissões esportivas, por exemplo, com cotas de patrocínio.

As quatro cotas do Palpita Brasil foram compradas por Skol, Sony Electronics, Vivo e Volkswagen. Oficialmente, o Google Brasil não comenta o valor de cada uma delas.

Parceiras do Google, a ESPN veiculará conteúdo exclusivo pelo Palpita Brasil, enquanto a Sony Music promoverá concurso com a cantora Claudia Leitte pelo qual usuários poderão enviar vídeos compondo a letra do que foi chamado de “Hino da Torcida”.

Usuários também poderão enviar vídeos comentando fatores envolvidos na Copa do Mundo, como partidas, seleções e jogadores, que serã selecionados e publicados no projeto.

O Google Brasil pretende instalar em São Paulo e no Rio de Janeiro máquinas, chamadas de YouTube Machines, para que depoimentos de torcedores sejam gravados e publicados no projeto perto da Copa do Mundo.

Pela parceria, o Google é responsável pelo desenvolvimento tecnológico e divulgação por meio da plataforma de publicidade AdWords.

O Google Maps será usado para mapear a trajetória da repórter da ESPN  Renata Falzoni na África do Sul e o Orkut terá aplicativos explorando a temática futebol, como bolão e quiz.

http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/03/30/google-brasil-aposta-em-copa-do-mundo-para-tentar-monetizar-youtube/