Em uma apresentação nesta terça-feira (7) durante a IFA 2010, Eric Schmidt, diretor-executivo do Google, mostrou uma nova funcionalidade do Google Translate, programa de tradução para sistemas Android, chamada Conversation Mode. Com a novidade, a empresa promete quebrar a barreira de língua estrangeira durante conversa em tempo real entre pessoas que não falam a mesma língua.

O recurso estará disponível em alguns meses para proprietários de telefones com o sistema Android – a empresa não especificou data.

Ele funciona da seguinte forma: o usuário escolhe a língua que vai falar e para qual idioma suas palavras devem ser traduzidas. Após dizer algo, o smartphone faz uma espécie de consulta à internet e apresenta a tradução. O Conversation Mode também faz a situação inversa: após alguém falar em uma língua desconhecida, ele traduz para um idioma escolhido.

Ainda em fase de testes, o programa apresentou algumas falhas durante o evento restrito à imprensa e a empresas expositoras. Em um diálogo simulado com um alemão, sobre a compra de um sapato, o serviço confundiu “what color” (qual cor) com “which cable” (qual cabo).

Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/especiais/ifa/2010/ultimas-noticias/2010/09/07/google-apresenta-recurso-para-celular-que-promete-quebrar-barreira-de-idiomas.jhtm