Pesquisa realizada pela consultoria IDC, a pedido da Dimension Data, identificou que os gastos com segurança de pouco mais de 60% das empresas ouvidas permaneceu estável em 2009 em relação a 2008. Ao considerar todo o orçamento de segurança, 40% dos entrevistados indicaram que o valor permaneceu estável. Além disso, 41% das companhias apontaram queda no orçamento de TI de forma geral , contra 20% de queda na área de segurança.

“Os dados mostram que a crise atingiu pouco a segurança e que a consciência das companhias sobre a necessidade de manter uma política na área aumentou”, afirma diretor de desenvolvimento e soluções da Dimension Data, Henrique Cecci.

Dentre todas as verticais da economia, as que mais se preocupam com segurança são os setores financeiro e o público. Mais de 60% dos pesquisados da área de finanças, por exemplo, acreditam que um incidente de segurança afetaria diretamente a reputação da empresa, enquanto quase 50% das empresas desse mesmo setor avaliam que esse problema causa impactos diretos na receita.

As soluções de prevenção de vazamento de dados (DLP – Data Loss Prevention), abordagem mais holística da estrutura de segurança, é uma das tecnologias que vem ganhando destaque nas empresas. Ao todo, 57% das empresas pretendem investir em DLP.

Outro dado que indica uma mudança de abordagem corporativa em relação a políticas de segurança é o percentual de empresas que pretendem investir em auditorias de segurança de TI (59%) e em serviços de consultoria (52%). “A percepção de que ter uma posição reativa e investir em tecnologias pontuais, sem preocupação em como elas se encaixam com as outras, é mais custoso e menos efetivo do que planejar uma estratégia integrada”, afirma Cecci.

Foram entrevistados tomadores de decisão na área de segurança de TI de mais de 400 empresas com pelo menos 400 funcionários. Participaram 18 países nas Américas, Europa Ocidental, Oriente Médio, África e Ásia-Pacífico.

http://computerworld.uol.com.br/seguranca/2010/02/04/gastos-com-seguranca-permaneceram-estaveis-em-2009/