Um novo Twitter está para chegar. Anunciada no começo da última semana, a mudança um tanto radical no modelo do microblog traz novo visual e recursos que prometem “um melhor Twitter”. Mas o que muda, e o principal, quando muda? Respostas a seguir:

O QUE MUDA?
Segundo o Twitter, o novo site traz uma timeline de mensagens mais limpa. A grande lista de tweets se mantém, mas ganha a companhia de uma coluna lateral com um painel com mais informação sobre um usuário ou conteúdo relacionado a ele. E não existe mais o botão “more” para ver novas mensagens no final de cada página: a rolagem de tweets é infinita agora. O site antigo, em algum momento, vai deixar de existir.

QUE CONTEÚDO NOVO APARECE INTEGRADO AO TWITTER?
Fotos e vídeos compartilhados por seus contatos não precisam mais ser vistos em outras páginas: eles carregam automaticamente no painel lateral.

O Twitter anunciou parcerias com DailyBooth, deviantART, Etsy, Flickr, Justin.TV, Kickstarter, Kiva, Photozou, Plixi, Twitgoo, TwitPic, TwitVid, USTREAM, Vimeo, yfrog e YouTube para isso.

ALGO MAIS PARA O PAINEL LATERAL?
Sim: conteúdo relacionado (com dados sobre o autor ou assunto, mostrando respostas, lista de tweets do usuário ou até mesmo um mapa com a geotag de onde a mensagem foi enviada) e os mini-perfis (você vê a biografia do usuário e tweets recentes sem sair de lá.

QUEM TEM ACESSO AO NOVO TWITTER?
Poucos usuários selecionados ao acaso em todo o mundo, por enquanto, terão acesso a um preview do novo Twitter, com a possibilidade de alternar entre a versão antiga e a nova. Segundo Evan Williams (@ev), todos os usuários terão acesso ao novo Twitter “sem uma data específica. Pode levar semanas, estamos testando com cuidado para garantir que vai dar tudo certo”.

OS CLIENTES DE DESKTOP PARA TWITTER VÃO DEIXAR DE EXISTIR?
Com o novo Twitter, deixa de ter lógica o uso de clientes no desktop do computador (como Seesmic ou Tweetdeck) para usar o microblog, já que ele agora conta com várias funções nativas presentes nesses aplicativos. Ainda segundo @ev, não existem planos do Twitter para criar um cliente oficial para download no computador: o Twitter continua firme e forte funcionando em qualquer navegador moderno.

E A VERSÃO BRASILEIRA, QUANDO CHEGA?
Já existe uma versão móvel do Twitter para acesso em celulares, segundo @ev, que funciona direto em português. O site “oficial” será traduzido nos próximos meses.

ONDE TENHO MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O TWITTER?
O site oficial, em inglês, com um vídeo, explica todas as mudanças. Está em http://twitter.com/newtwitter

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI4684214-EI12884,00-Fique+por+dentro+da+nova+cara+do+Twitter.html