O Facebook estaria trabalhando em um smartphone em parceria com a fabricante taiwanesa HTC com forte integração com a rede social. Segundo o site All Things D, o telefone, chamado de “Buffy”, roda uma versão modificada do Android, em que o Facebook vem trabalhando para integrar profundamente os serviços da rede e apoiado em HTML5, disseram fontes próximas.

O site afirma que o projeto é liderado pelo CTO do Facebook, Bret Taylor, e uqe o Facebook se negou a comentar o assunto, assim como a HTC. Um porta-voz da rede social, porém, afirmou que a empresa está “trabalhando em toda a indústria móvel, com operadoras, fabricantes de hardware, provedores de OS, e desenvolvedores de aplicativos poderosa para trazer experiências sociais para mais pessoas ao redor do mundo”.

O Facebook tem mais de 350 milhões de usuários móveis ativos, mas desempenha apenas um papel de apoio nos smartphones, segundo o All Things D, que afirma que com Google e Apple executando os dois principais sistemas operacionais para smartphones, deixando Facebook atrás no mercado móvel.

Em fevereiro, durante o Mobile World Congress, a HTC lançou dois smartphones com botões dedicados ao Facebook, o Salsa e o ChaCha.

HTC lançou em fevereiro dois smartphones com botões dedicados ao Facebook

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI5482449-EI15606,00.html