Segundo pesquisa da Serasa Experian Hitwise, o Orkut segue na liderança em levantamento sobre visitas de internautas brasileiros a páginas de redes sociais.

O estudo, porém, mostra considerável crescimento do Facebook e do Twitter. Desde abril do ano passada, o Facebook subiu 804%, e o Twitter 768%.

“O levantamento aponta que o Twitter manteve-se à frente do Facebook durante maior parte de 2009, mas o Facebook ultrapassou o Twitter na segunda semana de dezembro e segue à frente”, diz a pesquisa.

No que tange ao porcentual geral de visitas a sites, o Facebook tem 2,35% de acessos na categoria “Redes sociais e Fóruns”, e o Twitter registra 1,91%. O Orkut é, disparado, o primeiro colocado na categoria, com 62,14% de acessos, seguido por YouTube, com 17,23%.

Quando a pesquisa leva em consideração a lista dos sites mais acessados por brasileiros, o Orkut cai para o segundo posto, e é justamente o gigante das buscas, Google, quem lidera.

No entanto, especificamente no período de férias escolares (entre o fim de novembro do ano passado e o começo de fevereiro deste ano), o Orkut chegou a ultrapassar o Google.

Segundo o levantamento, as redes sociais e os fóruns só perdem em acessos para os mecanismos de busca. Na sequência, aparecem os portais, serviços de e-mail e games. Os sites menos acessados pelos internautas brasileiros são os de bancos e instituições financeiras.

Em tempo médio de visitas, as redes sociais são campeões de audiência, com 22 minutos e 51 gastos pelos visitantes dessas páginas.

A pesquisa Serasa Experian Hitwise divulga dados sobre a interação de 100 mil pessoas em mais de 150 mil sites no país.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/internet/orkut-e-mais-acessado-mas-facebook-cresce-28042010-30.shl