Mark Zuckerberg, do Facebook.

Alguns usuários norte-americanos do Facebook podem solicitar uma senha descartável por SMS para acessar a rede social em computadores públicos sem arriscar a senha ou a conta digitando as credenciais de acesso comum. O serviço é gratuito permite que o envio de um SMS com a palavra “otp” (sigla de “one-time password”, ou “senha de uso único”) retorne uma mensagem com uma senha descartável, válida por apenas alguns minutos.

Ainda indisponível no Brasil, a senha descartável do Facebook não está disponível nem mesmo para todos os usuários norte-americanos. De acordo com a empresa, o uso de senhas descartáveis protege o acesso do usuário realizado em computadores públicos, que podem estar conectados a redes inseguras ou estarem contaminados com alguma praga digital que capture as senhas digitadas.

Especialistas alertaram que o serviço poderia permitir que a conta do Facebook fosse comprometida no caso de roubo do aparelho celular. Outra observação é a de que o serviço perde seu valor caso não seja disponibilizado mundialmente, pois o uso de computadores públicos é mais comum quando se está viajando.

‘Deslogar’ remotamente
Outros recursos de segurança foram anunciados junto com as senhas descartáveis. Um deles permite que o usuário veja todas as sessões do Facebook abertas. Com isso, é possível “deslogar” computadores em que o internauta se esqueceu de clicar no botão “Sair”.

O Facebook também criou uma página de informações de segurança na qual o internauta pode, entre outras coisas, cadastrar o número de celular para recuperar a senha ou usar o OTP, quando ele estiver disponível.

Ao contrário das senhas descartáveis, esses recursos estão disponíveis para todos os usuários da rede social.

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/10/facebook-cria-senhas-descartaveis-para-uso-em-computadores-publicos.html