Com 59 milhões de usuários, Farmville transmitia dados de usuários para empresas de publicidade, segundo jornal

O Facebook publicou uma nota em seu blog para desenvolvedores respondendo à denúncia feita neste domingo pelo The Wall Street Journal de que a segurança dos dados dos usuários estaria exposta, já que diversos aplicativos da rede social transmitem dados de identidade para empresas de publicidade e de bancos de dados.

“Levamos a privacidade do usuário a sério. Estamos dedicados a proteger os dados provados enquanto os usuários aproveitam experiências ricas com seus amigos. Essa web mais social vai ocorrer apenas se os usuários confiarem que têm o controle de suas informações”, afirmou o engenheiro Mike Vernal.

Segundo a empresa, a política de privacidade é “bastante clara” em relação à proteção de dados do usuário, “garantindo que ninguém possa acessar dados privados sem consentimento explícito do usuário. Além disso, desenvolvedores não podem divulgar dados de usuários para redes de anúncios e comerciantes de dados”, disse.

Verner escreve ainda que diversos aplicativos feitos na plataforma do Facebook estavam divulgando o UID (identidade do usuário), que é um identificador interno, de um modo que “violou nossas políticas e, na maioria dos casos, os desenvolvedores não queriam fornecer essas informações, mas fizeram isso por conta de detalhes técnicos de como os browsers funcionam”. Ele diz que as notícias na imprensa “exageraram nas implicações do compartilhamento de uma UID”, já que ter esse dado não dá acesso a dados privados do usuário sem consentimento.

“Já resolvemos um problema similar anteriormente, embora os desafios técnicos agora sejam maiores. Estamos conversando com nossos parceiros e com a comunidade na web sobre possíveis soluções, e daremos mais detalhes nos próximos dias”, concluiu Verner.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI4740841-EI12884,00-Facebook+confirma+vazamento+de+dados+de+usuarios.html