O Facebook teria comprado uma companhia chamada Gowalla, cujos serviços são similares aos Foursquare no que se refere às funcionalidades de check-in e recomendações de locais em uma cidade. A informação foi publicada pelo site Huffington Post a partir de uma declaração feita para o CNN Money na sexta-feira.

O Gowalla foi lançado em 2009 em Austin, nos Estados Unidos. Em setembro deste ano, a companhia anunciou que mudaria o foco do negócio da realização de check-ins para a recomendação de locais gerados a partir de dados do Facebook. “Nós queríamos voltar a nossa paixão, que é inspirar as pessoas a visitarem novos lugares e visitar o mundo através dos olhos de alguém em quem nós confiamos”, disse na época o CEO do Gowalla, Josh Williams.

A especulação é que o time do Gowalla ajude na consolidação do Places do Facebook frente ao Foursquare. A CNN Money ainda fala que toda a equipe física da companhia se mudará para Palo Alto, na Califórnia, onde fica a central da rede social. Procurados pelo Huffington Post, o Facebook e os representantes do Gowalla se negaram a fazer quaisquer comentários a cerca dos rumores.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI5503400-EI15608,00.html