Que tal fazer amigos e seguir pessoas em redes sociais como Facebook e Twitter, sem se importar com as línguas que elas falam? Esta é a promessa do Social Translate, uma extensão de código aberto feita para o navegador Chrome, da Google, e que poderia ser a 16.ª extensão da seleção de extensões para o Chrome feita pelo IDG Now! em 9/7.

Publicada na quarta-feira (21/7), a extensão foi projetada para traduzir automaticamente as correntes de atualizações das redes sociais. E, embora não tenha vínculo com a Google, o Social Translate se utiliza do Google Translate para a tradução.

Com a instalação, que pode ser feita a partir do site de extensões do Chrome, uma letra “T” aparecerá no fim da barra de endereços do Chrome. Suas opções de ajuste são acessíveis clicando-se no link Ferramentas e selecionando Extensões.

Há três itens de ajuste: nível de tradução, língua primária e línguas secundárias. As opções de tradução são “Reliable” (confiável, porém menos abrangente) e “Aggressive” (que traduz mais posts, porém com menos precisão).

A linguagem primária é aquela para a qual os comentários serão traduzidos. As linguagens secundárias, por sua vez, são aquelas nas quais o usuário tem proficiência e não deseja ver sua tradução.

Ao visitar uma página de rede social – um perfil do Twitter, por exemplo – posts que foram traduzidos são acompanhados de um “T” em azul. Outro “T” aparecerá no fim da barra de endereços. Clique em qualquer deles e você verá o texto original. O mesmo ocorre com as atualizações de status do Facebook.

Por enquanto, o Social Translate funciona melhor com Twitter e Facebook. Outras redes, como Buzz, Orkut e MySpace, têm sido trabalhadas pelos desenvolvedores.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/07/27/extensao-para-o-chrome-traduz-tweets-e-atualizacoes-do-facebook/