O reconhecimento facial está sendo usado dentro de uma escola chinesa para medir a atenção dos alunos durante as aulas. A “sala de aula inteligente” ganhou um sistema de câmeras que observa a reação dos estudantes durante as aulas dadas pelos professores. O que acha dessa iniciativa? E o que acha de aproveitar o bônus da 188bet para ganhar até 400 reais agora mesmo?
O “sistema de gerenciamento comportamental de sala de aula inteligente” usa três câmeras posicionadas acima do quadro negro para espionar o que estudantes fazem durante a aula em uma escola em Hangzhou, no leste do país asiático.
Ao capturar o rosto dos alunos, o sistema classifica a atenção da pessoa em sete categorias diferentes de emoções, incluindo neutro, feliz, triste, decepcionado, bravo, assustado e surpreso.
Além da inovação com a escola com reconhecimento, a China esta se destacando em várias áreas da tecnologia.
No último final de semana, um parque de diversões dedicado a realidade virtual foi inaugurado na província de Guizhou, na China. O parque contém 35 atrações, todas as quais usam a tecnologia de alguma maneira – desde montanhas-russas virtuais até jogos de tiro em primeira pessoa.
O parque, chamado de Oriental Science Fiction Valley, cobre uma área de 330 acres (134 hectares) e tem uma decoração inspirada em ficção científica, com castelos futuristas e robôs gigantes. A região na qual ele se localiza é uma das mais pobres da China, e a expectativa é que o turismo ajude a província a prosperar.
Entenda o que é e como funciona o reconhecimento facial
O reconhecimento facial é uma técnica de biometria baseada nos traços do rosto das pessoas. Não é segredo que os seres humanos têm uma facilidade para reconhecer os rostos das pessoas com precisão. Mesmo que duas pessoas sejam parecidas, nós somos capazes de distingui-las. Essa técnica pode ser transmitida para os computadores, mas, para isso, precisa-se definir traços únicos que devem ser mapeados em códigos binários.
O rosto de uma pessoa é formado por diversas características, que são chamados pontos nodais. Existem cerca de 80 pontos nodais na face humana. Alguns exemplos de pontos nodais são a distância entre os olhos, o comprimento do nariz, o tamanho do queixo e a linha da mandíbula. Cada um desses pontos nodais é medido e armazenado em uma base de dados, formando a assinatura facial. A obtenção da assinatura facial completa a etapa de extração de características.
No entanto, para um programa de computador, antes de extrair os pontos nodais do indivíduo, é necessário rastrear a imagem capturada para detectar a localização e a posição do rosto. Somente após esta etapa, pode-se calcular os pontos nodais, que requerem a correta posição dos elementos da face, como olhos, nariz e boca. O rastreamento da imagem é feito tomando-se como base uma imagem capturada pela webcam do computador ou do celular ou por uma imagem armazenada. A imagem pode ser uma foto ou um quadro de vídeo. A partir dessa imagem, aplicam-se filtros para detectar as formas que se assemelham com a cabeça humana, como os olhos, a boca, o nariz, entre outras características comuns da face humana, realizando-se a etapa de rastreamento do rosto.