A NASA divulgou na última quarta-feira (7 de março) que duas erupções solares ocorridas na terça-feira podem interromper os sitemas de comunicações, os sinais de GPS e o fornecimento de energia em partes da Terra durante esta semana. As erupções foram causadas por eventos chamados “ejeções de massa coronal”, nos quais o Sol desprende grandes quantidades de energia na forma de plasma.

Como resultado, nuvens de partículas carregadas são enviadas ao espaço, eventualmente chegando a nosso planeta. A primeira delas viaja a mais de 2.000 quilômetros por segundo, enquanto a segunda percorre 1.700 quilômetros a cada segundo. No vídeo divulgado pela agência espacial norte-americana, é possível ver o momento em que as ondas de energia se desprendem do astro.

A previsão é de que a Terra seja afetada pelo evento até a próxima sexta-feira (9 de março), o que pode resultar na interrupção temporária dos sistemas de comunicações, dos sinais de GPS e do sistema de fornecimento de energia em alguns locais não especificados. Segundo a NASA, não é preciso se preocupar com as consequências do evento, já que não há previsão de que ocorra qualquer espécie de dano permanente a nenhum satélite ou aparelho eletrônico.

Também veja as informações no site da NASA

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/nasa/20376-erupcao-solar-deve-interromper-comunicacoes-de-parte-da-terra-nesta-semana.htm?utm_source=facebook.com&utm_medium=referral&utm_campaign=mural