A Near Field Communication (NFC, comunicação em área próxima) é uma tecnologia que permite de maneira segura a troca de arquivos entre dispositivos compatíveis sem a necessidade de cabos. Sendo usada largamente no Japão e Estados Unidos para a compra de bilhetes de trem, efetuar pagamentos em supermercados, adquirir ingressos para shows. Também é possível usá-la como tecnologia de identificação na validação de dados de documentos de identidade ou passaporte.

A NFC é uma tecnologia que pode ser empregada em qualquer dispositivo, mas o escolhido do momento é o aparelho celular, justamente por ser o eletrônico mais comum, carregado pela maioria das pessoas. Já existem protótipos em que a NFC é usada como chave de ignição como por exemplo o desenvolvido pela fabricante de automóveis BMW. A ideia é oferecer mais segurança e praticidade aos seus proprietários.

As possibilidades
Imagine que você esteja diante de um cartaz anunciando um show ou um filme no cinema. Em vez de adquirir o ingresso em uma bilheteria convencional, basta apenas aproximar cerca de 15 centímetros do cartaz o aparelho celular e fazer a compra do ingresso, usando um aplicativo compatível.

Para usá-lo, será preciso apenas aproximar o aparelho celular nas catracas habilitadas para operarem com NFC. As possibilidades do emprego da tecnologia não param por aí, pois, devido à sua capacidade de troca de informações, os aparelhos celulares poderão assumir a função de leitores de preços em vez de serem usados como substitutos dos tradicionais códigos de barras.

A segurança

O pagamento sendo efetuado num equipamento da operadora de cartões Visa (Foto: Divulgação)

Em razão da necessidade de que, para ocorrer uma transação é necessário que ambos os dispositivos estejam próximos para ocorrer a transferência dos dados armazenados no chip, as informações contidas nele são criptografadas e todo o procedimento é controlado pelo usuário. Por conta disso, os riscos de fraudes são mínimos.

A NFC não é uma tecnologia nova, já existe desde 2004. Mas, ao que parece, a sua adoção está em franca expansão. Recentemente, o Google e a Visa anunciaram o serviço para pagamentos móveis conhecido como ‘Google Wallet’, a RIM também já anunciou a adoção da tecnologia de Celular-cartão na linha BlackBerry Bold.

No Brasil já estão sendo feitos testes usando a NFC como meio de pagamento, porém não há uma data definida para que o consumidor possa contar com essa facilidade na hora de fazer as suas compras

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/10/entenda-como-o-celular-vai-conseguir-pagar-conta-do-supermercado.html