A nova tecnologia para unidades de armazenamento de dados, denominada SDHC, foi apresentada em junho deste ano. A empresa Panasonic anunciou, no final da última semana, que efetivamente desenvolveu cartões SDHC com capacidade de 8 e 16 GB. Os preços dos cartões ainda não foram anunciados.

De acordo com o site Engadget, o anúncio oficial dos novos cartões aconteceu durante a conferência de tecnologia IFA 2010, em Berlim. Os cartões SDHC, que utilizam a especificação UHS-I, representam uma nova interface de alta velocidade que pode proporcionar, pelo menos em tese, uma velocidade de transferência de dados de até 104 Mbit/s.

Os produtos da Panasonic, no entanto, prometem transferir dados a uma velocidade máxima de 60 Mbit/s, mesmo fazendo parte da nova classe de velocidade 10. Segundo o site ZDNet, essa velocidade já é ideal para gravação de vídeos 3D ou em alta definição.

Para efeito de comparação, os cartões SD convencionais possuem uma taxa máxima de transferência de 10 Mbit/s. Vale lembrar que a Toshiba também prometeu, como lembra o site Akihabara News, o desenvolvimento de cartões com essa tecnologia, capazes de atingir até 80Mbit/s. Mas, como pode ser visto no site oficial da empresa (http://bit.ly/cLYcHE), esse produto ainda não está disponível para o consumidor final.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI4666897-EI12882,00-Empresa+anuncia+cartoes+SD+de+alta+velocidade+com+ate+GB.html