O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa nesta terça-feira (5), nos Estados Unidos, do Fórum de Líderes do Setor Público da América Latina e Caribe, organizado pela gigante do setor de tecnologia Microsoft. Lula será o orador principal do evento, realizado em Washington.

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, também estará presente. Ele irá a um debate para falar das iniciativas adotadas por sua gestão no uso de mídias sociais.

Desde que deixou a presidência, em janeiro, Lula tem se dedicado à carreira de palestrante. A estreia ocorreu no início de março em São Paulo, quando falou a executivos do grupo coreano LG.

Dias depois, o ex-presidente foi ao Qatar, onde discursou em um fórum promovido pelo canal de TV Al Jazeera. Na ocasião, lembrou os oito anos de governo e disse que o Brasil pode ser um exemplo para outros países quanto à superação de preconceitos.

Me orgulho de ter sido o primeiro operário eleito presidente no Brasil, e de passar o poder para a primeira mulher. Se o Brasil conseguiu vencer o preconceito duas vezes na hora de escolher seus líderes, os outros países também conseguem.

O fórum, que tratou de questões sobre o Oriente Médio, colocou no centro das atenções as tensões na região e os conflitos ocorridos na Líbia e no Egito.

Em fevereiro, Lula viajou ao Senegal para o Fórum Social Mundial. Além disso, foi à Guiné. Na semana passada, esteve em Portugal e recebeu da Universidade de Coimbra o título de doutor honoris causa.

Fonte: http://www.midianews.com.br/?pg=noticias&cat=1&idnot=46753