O funcionário Dan Morril, da equipe de engenharia doAndroid, da Google, atacou, no início da semana, os críticos que espalharam temores sobre a fragmentação do Android no mercado de telefonia móvel.

Os comentários foram feitos no blog Android Developer. Lá, ele detalhou os esforços para garantir a compatibilidade da plataforma de software Android, que foi lançado em novembro de 2007 e que hoje é executada por mais de 60 modelos.

Para Morril, a fragmentação do sistema operacional para aparelhos móveis é uma grande farsa. No fundo, é uma história contada para assustar os desenvolvedores, disse ele.

No entanto, ele também reconheceu que a existência de múltiplas versões do Android pode prejudicar a execução de aplicações, caso os aparelhos não estejam com o software atualizado.

“O Android é 100% compatível com os aplicativos, inclusive com aplicativos mais antigos rodando em versões mais recentes do sistema operacional. A escolha, realmente, está nas mãos dos desenvolvedores. A longo prazo, como a indústria móvel fica cada dia mais acostumada com a idéia de um software atualizável, a tendência é que mais aparelhos também sejam atualizados”, disse ele.

“A compatibilidade é um pré-requisito rigoroso para se ter acesso ao Android Market, a loja online de aplicativos do Android”, finalizou Morril.

O Android é um projeto da Open Handset Alliance, da qual o Google é o membro mais proeminente.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/telecom/2010/06/02/em-blog-funcionario-de-engenharia-da-google-rebate-criticas-ao-android/