Enviado por Rafael Olanda – Fonte da Notícia

ECMSHOW 2010 – Primeiro congresso internacional sobre gestão de conteúdo e documento empresarial na América Latina, voltado a executivos de negócios, administradores, gestores e profissionais de tecnologia. Será em São Paulo, com mais 50 palestras, painéis, debates e a participação de keynotes nacionais e internacionais. Também haverá uma feira com os principais fornecedores de produtos, soluções e serviços para o mercado de gerenciamento de informação corporativa.

Quando: 28 e 29 de setembro,
Local: Sheraton WTC São Paulo
Endereço: Av. das Nações unidas, 12.551
Horário: A partir das 8h

Mais informações: www.ecmshow.com.br

Explosão do volume de dados desafia os profissionais de TI

O crescente aumento do volume de dados tem exigido cada vez mais das áreas da TI a implantação de tecnologias, metodologias e estratégias que proporcionem uma gestão eficiente da imensa quantidade de informações geradas pelas empresas diariamente, já que o aumento exponencial impacta diretamente nos processos de negócios. Para os profissionais de TI, gerenciar esse cenário tornou-se um desafio diário.

O crescimento na quantidade de informação é mundial. Estudos globais prevêem que o volume de dados no planeta deverá crescer 44 vezes nas próximas décadas. No Brasil, o avanço segue um ritmo médio de 25% ao ano, de acordo com a Associação Brasileira de Gerenciamento de Documentos (ABGD).
Quando toda a produção não é gerenciada com eficiência – e normalmente não é – o resultado é conhecido: impacto na competitividade, nos custos, no desempenho, aumento no vazamento de dados, etc, segundo o consultor Walter Koch. No ano passado, o volume de dados, em nível mundial, ficou em cerca de 0,8 zettabytes ou 800 bilhões de gigabytes, representando um avanço em torno de 62% na comparação com 2008.

As tecnologias para buscar, gerenciar, digitalizar, armazenar, preservar e disponibilizar conteúdos e documentos caminham a passos largos, mas os desafios continuam. Levantamento da ABGD mostra que os gestores gastam quatro semanas por ano procurando informações devido a problemas com armazenamento inadequado ou com a desorganização de arquivos, além da perda de um documento a cada 12 segundos por parte das grandes organizações.

Ainda de acordo com a entidade, cerca de 30% de toda a papelada das empresas são inúteis e poderiam ser eliminados. Além disso, pelos menos 2/3 das informações guardadas pelas organizações em suas unidades podem ser destruídas ou transferidas para locais que gerem menor custo de armazenamento.

No mês que vem, entre os dias 28 e 29, esse amplo cenário sobre gestão de documentos e conteúdo será discutido durante o primeiro congresso internacional de Enterprise Content Management (ECM) na América Latina. O ECM SHOW 2010, que acontece em São Paulo, reunirá mais de 50 palestras com especialistas nacionais e internacionais envolvendo toda a cadeia de gerenciamento de informação.