No dia 6 de junho, grandes empresas da internet como Facebook, Google, Bing e Yahoo! vão dar o pontapé inicial para a mudança de padrão de endereços da web – o IPv4 dará lugar para o IPv6. A mudança foi necessária por não haver mais espaço no IPv4, que possui um limite de 4,3 bilhões de endereços.

Para que a internet pudesse continuar a crescer, foi criado o IPv6, que, de acordo com a BBC, tem tanto espaço que “mesmo se todos os homens, mulheres e crianças da Terra tivessem bilhões de dispositivos cada, com endereços em IPv6, não chegaríamos nem perto do número de endereços disponíveis”.

As mudanças serão feitas de forma que não prejudiquem em nada o consumidor. Por isso mesmo, as páginas continuarão a aceitar acessos de ambos os sistemas. Para Jay Parikh, vice-presidente de engenharia de infraestrutura do Facebook, “disponibilizar permanentemente o IPv6 é vital para manter a internet aberta e as pessoas conectadas, para que os números de usuários da internet e de dispositivos continuem a crescer”.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/ipv6-tera-lancamento-mundial-no-dia-6-de-junho

Entenda mais sobre o esgotamento do uso IPv4.

Link: http://www.ipv6.br/IPV6/ArtigoEsgotamentoIPv4