O 2º Congresso Muito Especial de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência do Tocantins, que acontece de 30 de agosto a 01 de setembro, no Ahãdu Eventos, reunirá em Palmas, 18 dos melhores especialistas em inclusão de Pessoas com Deficiência das mais diversas áreas, para ministrarem palestras e debates em mesas redondas durante os três dias de programação do evento.

Para os interessados a inscrição que é gratuita, já pode ser feita pelo site www.congressotapalmas2010.org.br ou pelo telefone (63) 3224-1183.

Currículos dos palestrantes:

Robert Mortimer
Com formação em engenharia eletrônica e ciências da computação pelo Massachusetts Institute of Technology, de Cambridge, Massachusetts, EUA. ocupa o cargo de coordenador técnico da Laratec Tecnologia Assistiva para a Inclusão da Pessoa com Deficiência Visual, uma unidade da Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual – Laramara, voltada para a pesquisa, desenvolvimento, importação e comercialização de tecnologia assistiva, com suporte e assistência técnica, para pessoas com deficiência visual.

Sheilla Valeria Parreiras da Silva
Terapeuta ocupacional graduada em pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, trabalhou na Associação Brasileira de Esclerose Tuberosa – Abet e hoje coordena o seter de terapia ocupacional da clínica Serra Verde. Presta, em equipe multiprofissional, atendimento domiciliar em neurologia, geriatria e reabilitação física de crianças e adultos.

Luciana Hueara
Fonoaudióloga graduada pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, onde também concluiu uma pós-graduação lato sensu em psicologia do desenvolvimento e deficiência pela Unicamp. Atua nas áreas de educação especial, desenvolvimento e aprendizado de crianças, jovens e adultos com múltiplas deficiências.

Mauricio Santana
Audiodescritor, publicitário e professor universitário. Com experiência de mais de 17 anos na área da comunicação, hoje é um dos profissionais à frente da Iguale Comunicação de Acessibilidade, a primeira empresa brasileira com solução completa em comunicação para pessoas com algum tipo de deficiência. Tem por proposta trabalhar em parceria com clientes, produtoras, emissoras e agências de publicidade, marketing, promoção, criando projetos e tornando os produtos audiovisuais acessíveis em televisão, rádio, cinema, teatro e eventos.

Jonathan Hummel
Diretor técnico da Reateam. Formado em engenharia mecânica pela Universidade de Caxias do Sul – UCS, participou dos dois primeiros Simpósios Brasileiros de Adequação Postural em Cadeira de Rodas e participou do Curso de adequação postural de produtos JAY e Quickie por Sharon Pratt em Miami.

Renata Mattos
Designer, mestre em design pela PUC-Rio, é professora do curso de graduação em design do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. Coordenadora da oficina de tecnologia assistiva do Centro de Vida Independente – CVI-Rio, supervisiona o Núcleo de Apoio e Inclusão da Pessoa com Deficiência – Naipd da PUC-Rio e atua nas áreas de projeto de produto, tecnologia assistiva, educação e design inclusivo.

Taís Helena Bizari Teixeira
Bacharel em terapia ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas, onde também se especializou em reabilitação aplicada à neurologia infantil. Atua como terapeuta ocupacional na Casa da Criança Paralítica de Campinas e é pesquisadora membro do projeto Auxiliar do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer – CTI.

Liana Pires Santos
Psicopedagoga clínica e psicanalista com vinte anos de experiência na área de educação especial e reabilitação e há 15 anos atua na área terapia assistida com animais – TAA. É diretora e proprietária da clínica e do centro de equoterapia e  TAA do Grupo de Abordagem Terapêutica Integrada – Gati Serviços em Treinamento LTDA. Docente da área de psicomotricidade do Centro de Estudos em Pós-graduação do Centro de Referência em Distúrbios de Aprendizagem – CRDA, além de supervisora do Setor de Tecnologia Assistiva e TAA do Colégio Pauliceia.

Claudia Grabois
Diretora do Instituto Helena Antipoff da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro – órgão responsável pela educação especial no município do Rio de Janeiro. Preside a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down – FBASD e é membro da Comissão de Políticas Públicas do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência – Conade, vinculado à Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República – Sedh/PR. Coordenadora da Rede Inclusiva de Direitos Humanos e do Instituto Meta Social – IMS.  É também diretora de Inclusão Social da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro – Fierj e membro do debate inter-religioso e da Câmara Técnica Rio contra Homofobia, pela Fierj.

Marta Gil
Formada em ciências sociais pela Universidade de São Paulo – USP, atua na área da deficiência desde 1976, quando desenhou e coordenou a pesquisa sociológica “Perfil dos brasileiros portadores de deficiência visual (1976-1982)”. Fundadora e coordenadora executiva do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas, foi selecionada como fellow pela Ashoka Empreendedores Sociais, com o projeto Rede de Informações Integradas sobre Deficiência – Reintegra, implantado na USP em 1990 inaugurando um campo de ação na universidade e no Brasil.

Leda Spelta

Psicóloga formada pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ em 1977, foi uma das primeiras pessoas cegas a trabalhar com informática no Rio de Janeiro. Desde 1974, exerce funções como programadora, analista de sistemas, analista de suporte e coordenadora de equipe, em diversas empresas públicas e privadas. Como membro da Comissão Brasileira do Braille, coordenou a elaboração da grafia braile para a informática, unificada para a língua portuguesa. Trabalha com acessibilidade desde 2001 e é consultora, autora de artigos e palestrante.

Domingos Savio Coelho

Doutor em psicologia experimental pela Universidade de Brasília – UnB, tem linhas de pesquisa em psicologia da surdez – aspectos relacionados a contextos que propiciam o relato de estados subjetivos e sua nominação e nomeação – e análise de complexidade de tarefas, como por exemplo a aquisição de habilidades relacionadas ao jogo de xadrez.

João Baptista Cintra Ribas

Antropólogo e doutor em ciências sociais pela USP, é coordenador do programa de empregabilidade de pessoas com deficiência da Serasa Experian e consultor da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Autor de livros e artigos sobre inclusão profissional e social de pessoas com deficiência, foi professor universitário, consultor da Secretaria de Educação Especial e Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico do Ministério da Educação, do Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai e da Fundação Banco do Brasil.

Romeu Sassaki
Consultor de inclusão social, profissional no campo das deficiências há 50 anos, ativista no movimento de pessoas com deficiência desde 1979, autor de livros sobre inclusão, conselheiro do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e membro do Comitê Brasileiro de Tecnologia Assistiva da Secretaria de Direitos Humanos.

José Antonio Lanchoti

Arquiteto e urbanista graduado pela Universidade Federal Fluminense – UFF e doutor em acessibilidade pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU-USP, é presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo – Abea, conselheiro federal do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – Confea, membro do Conselho Nacional das Cidades, coordenador das oficinas de acessibilidade da Abea-MCidades e do curso de arquitetura e urbanismo do Centro Universitário Moura Lacerda e Conselheiro do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência – CONADE.

Thais Frota
Arquiteta formada pela Universidade Católica de Santos – Unisantos e pós-graduada em acessibilidade pela Universidade Nove de Julho – Uninove, prestou serviços para a Prefeitura de São Paulo, onde realizou cerca de 4.200 vistorias e laudos técnicos de acessibilidade. É consultora da atual vereadora de São Paulo Mara Gabrillli e sócia da empresa Arquitetura Acessível, que executa adaptações de espaços existentes. Mantém o blog http://blog.thaisfrota.com e o twitter @acessibilidade.

Alexandre Ferreira Abade
Formado em gestão de marketing de pequenas e médias empresas e cursando teorias gerenciais administrativas na Faculdade Anhanguera-Uniderp Interativa, é conhecido como “o rapaz dos ossos de vidro”. Palestra para diversos públicos, com temas voltados para motivação pessoal e profissional, como superação de obstáculos, como melhorar a autoestima, controle emocional, planejamento e estratégias no campo profissional, afetivo, acadêmico etc.
Site: www.alexandreossosdevidrosuperacao.wordpress.com

Jorge Luiz Vieira Boaventura
Reabilitado no Instituto Oscar Clark, no Rio de Janeiro, exerce trabalho autônomo no Anjos da Visão com supervisão de pessoas com deficiência visual. Palestrante sobre a área de educação física adaptada, é aluno de dança adaptada da Vila Olímpica Mestre André, em Padre Miguel e de natação do Centro Esportivo Miéssimo da Silva. (Informações da ascom do evento)

Fonte: http://www.ogirassol.com.br/pagina.php?editoria=Últimas Notícias&idnoticia=1829