Nesta semana, a Dell confirmou a negociação para adquirir a Ocarina Networks, uma fabricante de soluções voltadas a reduzir a quantidade de dados armazenados pelas organizações. O valor do acordo entre as duas companhias não foi divulgado.

A Ocarina, que iniciou suas operações em 2007, fabrica appliances e software que permitem a compressão e a deduplicação de dados não estruturados, como imagens e e-mails. Isso ajuda a reduzir o número de bits redundantes e, por consequência, diminui a necessidade de discos para armazenamento, o que impacta em economia de espaço, energia e outros recursos do data center.

A tecnologia fornecida pela Ocarina – e que promete uma redução de 30% a 75% da necessidade de storage – complementará a linha de soluções corporativas para armazenamento da Dell, a EqualLogic.

Com esse movimento a Dell deve concorrer no mercado de deduplicação, o qual tem sentido um aumento de demanda por parte das empresas. Como reflexo, no ano passado, a EMC comprou, por 2,1 bilhões de dólares, a Data Domain, que foi a primeira fornecedora desse setor. E a NetApp também tinha demonstrado interesse em adquirir a empresa.

As expectativas são de que a Dell assine o acordo definitivo para aquisição da Ocarina até o final deste mês. Contudo, a compradora informou que não tem planos de mudar a atual estrutura da empresa adquirida. Pelo contrário, a fornecedora pretende investir em mais engenheiros e capacidade de vendas.

Fonte: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2010/07/20/dell-prepara-aquisicao-de-fornecedora-de-storage/