Plugin pode ser um dos maiores riscos à sua segurança digital. Veja como desativá-lo.

javaAí vai um conselho: desative o Java que roda no seu navegador de internet. O plugin do Java se transformou num grande problema – várias vulnerabilidades vêm sendo detectadas e até o departamento de segurança interna dos Estados Unidos – Homeland Security Agency – recomendou que o Java não fosse usado pelo governo e por empresas norte-americanas. O problema é que o Java se tornou alvo fácil para bandidos virtuais, que usam as brechas de segurança para rodar aplicativos maliciosos nos computadores. A Apple, por exemplo, começou a bloquear o uso do Java no navegador Safari, substituindo o plugin por uma solução própria.  Então,  o recado é claro:  Java,  desative.  Pensando nisso,  o pessoal da PC Magazine criou um tutorial ensinando como desativar a ferramenta,  que,  segundo eles,  só deve ser usada se for “absolutamente necessária”.

A última versão do Java,  Update 10,  inclui uma opção que faz a desativação em todos os navegadores de uma só vez. Basta abrir o Painel de Controle,  clicar na aba Segurança e procurar pela caixa que marca “Ativar o conteúdo Java no navegador” – desmarque essa opção e dê “OK”.

Também dá para mexer em cada navegador separadamente.  No Chrome é bem simples:  digite chrome://plugins na barra de endereços,  procure pelo Java e desative. O caminho é bem parecido no Opera: entre com about:config e clique na opção Java para abrir as opções; lá, desmarque a caixa correspondente e clique em “Salvar”. No Safari, é só ir em “Preferências”, “Segurança” e, na parte que diz “Ativar Java”, desmarcar.

O processo é um pouco mais chato no Internet Explorer, pois é preciso chegar ao Java pelo Painel de Controle. Abra a aba “Avançado” e expanda o item entitulado “Ativar Java como padrão nos navegadores”. Desmarque o IE e pronto. Se você é usuário do Firefox, precisa clicar no botão do navegador e achar o ícone “Add-ons”. Na aba de Plugins, clique no botão “desativar” que fica próximo ao Java.

Feito isso, em qualquer navegador, você pode conferir se está mesmo fora da plataforma clicando aqui.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/seguranca/noticias/saiba-como-desativar-o-java