Parece coisa de ficção científica: enquanto voluntários assistiam a trechos de filmes, uma máquina acompanhava suas atividades cerebrais. E a partir destas informaçoes, um computador fazia uma reconstrução parcial das imagens que as pessoas estavam acompanhando.

Cientistas divulgaram os resultados da experiência nesta quinta-feira e especularam que a técnica pode servir em breve para transformar sonhos e alucinações em imagens. No futuro, a tecnologia pode ainda ajudar a vítimas de derrames ou outras pessoas que tenham dificuldade de se comunicar, segundo o neurocientista Jack Gallant, pesquisador da Universidade da Califórnia em Berkley, co-autor do estudo.

Gallant acredita que a técnica servirá um dia para reconstruir um sonho ou outros “filmes mentais”, com qualidade suficiente para que as imagens sejam reconhecidas. O experimento inicial usou cenas capturadas pelos olhos, e ainda é incerto se seria possível utilizar a mesma ferramenta para recriar imagens geradas pelo cérebro.

Não há motivos, portanto, para se preocupar com a possibilidade de termos nossos pensamentos “espionados” secretamente, pelo menos em um futuro próximo, afirma Gallant. No experimento, cada pessoa foi monitorada por uma máquina de ressonância magnética. Outro pesquisador afirmou à Associated Press que acredita que qualquer tecnologia para leitura da mente só será possível em um futuro distante.

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/09/computador-avalia-ondas-cerebrais-e-reconstroi-imagens-de-filmes.html