SÃO PAULO – A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) autorizou o uso de celulares, incluindo internet móvel, durante os voos em aeronaves da TAM.

A companhia aérea apresentou uma nova tecnologia de células internas ao avião que se comunicam com a rede celular via satélite. Com o sistema, eventuais problemas de segurança são evitados, de acordo com os testes da ANAC.

Para fazer uma ligação, é preciso que o avião esteja à altura de, no mínimo, 3 mil quilômetros. Em altitudes menores, o sistema é desligado automaticamente.

As regras atuais restringem o uso de celulares dentro da cabine apenas aos momentos em que o avião está no solo e com portas abertas. Aeronaves não preparadas correm o risco de sofrer interferências eletromagnéticas, que podem provocar falhas de equipamento.

Nos próximos dias, a TAM divulgará detalhes sobre a tecnologia, incluindo os modelos de avião que contam com ela. O preço do serviço será estipulado pelas operadoras móveis.

Segundo a ANAC, apenas a TAM apresentou sistema desse tipo. Assim, o uso de celulares em aviões de outras companhias continua proibido durante o voo.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/celular-esta-liberado-em-avioes-da-tam-21082010-3.shl