José Fortunati, prefeito de Porto Alegre, participou do lançamento do desafio, durante 21° Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas

A Campus Party e a prefeitura de Porto Alegre recebem, até 23 de novembro, respostas a um desafio lançado em conjunto: como transformar a capital gaúcha em uma cidade mais inovadora? Até agora, mais de 300 pessoas de 13 países enviaram sugestões de como usar tecnologias, aplicações e metodologias para melhorar a vida no espaço urbano.

O desafio é baseado no conceito de inovação aberta, que propõe a empresas e setores públicos consultar especialistas espalhados pelo mundo, em buscas de ideias com diferentes enfoques. A instituição ganha reduzindo custos e riscos do processo de inovação, além de aumentar a percepção do mercado. Os talentos participantes têm a chance de se sobressair e contribuir para soluções a problemas do cotidiano.

Os participantes do projeto da Campus Party com a administração municipal da capital gaúcha, além disso, concorrem a Mac Books e a R$ 15 mil. Os computadores serão entregues às 5 melhores ideias, uma em cada categoria: educação, saúde, trabalho e emprego, mobilidade urbana e desenvolvimento tecnológico. Eles também participam do 5° Congresso da Cidade de Porto Alegre, em dezembro. Entre os finalistas, um ganhará também o prêmio máximo, em dinheiro. As propostas podem ser enviadas pelo site http://campuse.ro/poain

Para o prefeito gaúcho, José Fortunati (PDT), a inovação aberta no contexto da busca de soluções para questões urbanas é “um estágio posterior, mais avançado, em que existe uma permeabilidade da organização pública a conhecimentos, habilidades e talentos da comunidade”. Mario Teza, diretor geral da Futura Networks – realizadora da Campus Party – acredita que a participação da cidade no projeto “é uma grande demonstração de que Porto Alegre está se tornando uma cidade ainda mais inovadora, pois irá utilizar um modelo emergente de inovação em que a cooperação de talentos externos tem um papel fundamental”.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI5475178-EI12884,00.html