Com folga, o Orkut está em primeiro lugar entre as redes sociais mais acessadas pelos brasileiros. Segundo estudo do Ibope realizado em setembro, 91% dos 8.561 entrevistados de 11 regiões metropolitanas do Brasil é membro desta rede social. Para 82%, a primeira rede social acessada foi o Orkut. No entanto, 50% dos usuários acessam menos o Orkut do que antes, o que mostra que outras redes sociais, como Twitter e Facebook, ganham espaço na vida do brasileiro.

A maioria dos brasileiros entrevistados (60%) já usa a internet há mais de três anos, sendo que a maioria deles (90%) já usam redes sociais. Classes A e B juntas têm a mesma participação no uso que a classe C (45%). Um terço dos entrevistados se mantém conectado às redes sociais pelo menos uma hora por dia – 37% deles afirmam acessar sites de redes sociais mais de uma vez por dia.

A cidade de Florianópolis (SC) é a que tem maior percentual de usuários de redes sociais (77%), seguida por Salvador (77%) e Rio de Janeiro (74%). São Paulo só aparece em oitavo lugar no ranking de usuários conectados às redes, com 64%.

Facebook e Twitter

Internautas da classe A são os que mais possuem perfis em redes sociais como o Facebook e o Twitter, de acordo com o estudo do Ibope. Nessa classe social, 41% afirmaram participar do Facebook e 28% do Twitter. Considerando todos as classes sociais, o Facebook e o Twitter ainda possuem pouca expressão no Brasil, com 14% e 13% dos usuários, respectivamente.

Celulares

O percentual de usuários que declararam ter comprado um celular com acesso à internet (smartphone) para se manter conectado às redes sociais é de 20%. Contudo, esse número aumentou em todas as classes sociais nos últimos cinco anos: nas classes A e B, o número aumentou de 29% para 39% do total; na classe C, de 14% para 21% do total; e nas classes D e E, de 6% para 12% do total.

Apenas 5% dos usuários, no entanto, acessa a internet por meio do celular. Os entrevistados afirmam usar as redes sociais por meio do aparelho principalmente para ler e responder mensagens, além de visualizar e postar fotos. Mais de 70% dos entrevistados afirmou que acessa à web de casa e 50% a partir de lan house.

Fonte: http://tecnologia.ig.com.br/noticia/2010/10/15/brasileiros+tem+em+media+273+amigos+nas+redes+sociais+diz+ibope+9707063.html