O tempo que os internautas brasileiros passaram no Orkut no mês de junho foi de 8,1 milhões de minutos, conforme pesquisa da comScore apresentada no Digital Age 2.0 nesta quinta-feira (19), evento sobre marketing e mídias sociais. Segundo Alex Banks, vice-presidente para a América Latina da empresa, o número é superior ao volume total de tempo gasto pelos usuários de Portugal e África do Sul somados.

O Brasil representa para o Orkut 80% das páginas visitadas. Para Banks, o Orkut ainda só sobrevive por causa do Brasil. Só em junho, foram 8,1 bilhões de minutos gastos na rede social. O Brasil, em números globais, acessa mais páginas do que Itália e Holanda juntos.

Parte do segredo do sucesso do Orkut no Brasil tem ligação com algumas características da população. “Por que o Orkut é sucesso? Porque o brasileiro gosta de se expor na rede”, acredita Demi Getschko, diretor-presidente da Nic-BR, entidade executiva do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Getschko acredita que são as redes sociais as grandes motivadoras da entrada de mais usuários na rede. “As pessoas querem se comunicar com amigos e familiares”.

Sabe aqueles seus amigos que abandonaram o Orkut e migraram para o Facebook? Saiba que nem de longe eles ameaçam o reinado absoluto do produto criado por Orkut Büyükkökten.

“No Facebook você tem um perfil de 25 a 49 anos mais predominante do que nos outros [sites sociais]. Mas o Orkut é gigante. Ele tem um alcance de 85% na população de internautas. Como o número dele é muito grande, o crescimento é quase vegetativo Ele cresce muito pouco. Tem um público freqüente que é mais jovem e de uma classe social um pouco mais baixa”, explica Fabia Juliasz, CEO da Ibope Netratings.

Por outro lado, a nova queridinha da rede rede é mesmo o Twitter. Segundo Alex Banks, um em cada cinco internautas brasileiros visitaram o microblog no mês de junho. Atualmente, de acordo com dados da própria comScore, o número de usuários brasileiros do Twitter gira em torno de 18 milhões.

“O Facebook creceu muito e o Twitter cresceu mais rapidamente ainda.O perfil de microblogging é diferente do Facebook. Este tem perfil de entretenimento, assim como o Orkut. Enquanto que no microblog o objetivo maior é se informar e depois se entreter”, acredita Fabia.

No entanto, nem todos vivem o mesmo sucesso das redes sociais. De todos os sites monitorados pela comScore, aquele que tem a menor audiência é o “flowgo.com”. Uma página que parece ter parado no tempo. Ótima para ser twittada ou compartilhada com amigos do Facebook e Orkut.

Fonte: http://www.abril.com.br/noticias/tecnologia/brasileiros-passam-8-1-bilhoes-minutos-orkut-589465.shtml