A adoção de serviços privados de computação em nuvem (cloud computing) por empresas no Brasil é maior do que a média mundial. De acordo com uma pesquisa da Avanade, joint venture formada entre Microsoft e Accenture, no Brasil a média de adoção é de 59%, contra 43% do resto do mundo. Para a pesquisa, foram entrevistadas 573 companhias de grande porte entre março e abril de 2011 em 18 países da América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia-Pacífico. No Brasil, único país a participar da pesquisa, 40 empresas foram entrevistadas.

O estudo afirma que 81% das empresas brasileiras irão investir em serviços “em nuvem”, aumentando o orçamento para a área em 2012. De acordo com empresas fornecedoras destas soluções, o cloud computing permitiu o barateamento de serviços de armazenamento de dados, aproximando a tecnologia da informação (TI) das empresas cujo poder de investimento é restrito. Quanto ao uso destes serviços pelas companhias brasileiras, 69% usam aplicativos de e-mail.

Cerca de 72% das empresas consideram o cloud computing uma solução de sua estratégia de tecnologia da informação (TI), com foco direcionado a aplicações de segurança (64% dos entrevistados), redes (45%), software (55%), armazenamento (45%), data center (55%) e virtualização (9%).

Gartner
A consultoria Gartner, por outro lado, divulgou dados preliminares de uma pesquisa sobre a adoção de cloud computing que reveleram fatos surpreendentes pelas empresas brasileiras. De acordo com Cássio Dreyfuss, vice-presidente de Pesquisa da consultoria, dos 54 CIOs e executivos de TI ouvidos, 80% não usam e não têm planos de adotar computação em nuvem nos próximos meses.

Mais do que isso, o cloud computing aparece apenas como a 4ª prioridade destes executivos. A surpresa é a mudança de atitude. Na mesma pesquisa, realizada em 2009, os executivos brasileiros apareciam como os primeiros do mundo em interesse em cloud. Um ano depois, este interesse não se refletiu em projetos efetivos.

Fonte: http://www.dci.com.br/Brasil-tem-mais-servicos-em-nuvem-do-que-media-mundial-9-377208.html