O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking de países que hospedam sites com malware e recebem dados roubados pela web, revelou a empresa de segurança Websense Mas, quando considerados apenas os crimeware – malwares produzidos com intenções criminosas – o País sobe uma posição e ocupa o terceiro lugar.

De acordo com o estudo, 53,7% dos sites maliciosos estão nos EUA. Outros 24,8% estão na China. A Espanha hospeda 5,4% deles e o Brasil, 4%.

No caso dos crimeware, o líder são os EUA, com 34,2%, seguidos de China (11,8%) e Brasil (10,3%). Rússia e Espanha vêm em seguida com 6,4% e 6%, respectivamente.

O documento 2010 Threat Report divulgado pela empresa aponta também que o número de sites maliciosos na Internet aumentou 111,4% desde o ano passado. Aproximadamente quatro em cinco sites com código malicioso, ou 79,9%, são sites legítimos que foram comprometidos. Outra descoberta é que 89,9% de todos os e-mails não solicitados enviados durante o período traziam links para sites maliciosos ou de spam.

Mais informações: http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2010/11/10/brasil-e-3-o-em-hospedagem-de-sites-com-malware-criminoso-diz-websense/