Na manhã de ontem, quarta-feira, 07/07, o primeiro avião movido a energia solar decolou para sua estreia em voos noturnos. O Solar Impulse saiu do aeroporto de Payerne, na Suíça, para viajar por cerca de 25 horas, parte do percurso à noite.

No comando do avião está André Borschberg, diretor executivo e co-fundador do projeto que tem como meta dar a volta ao mundo no Solar Impulse em 2012. Segundo a Portuguese News Network, antes de entrar no avião, o diretor comentou o empenho dos envolvidos no projeto. “Durante os últimos sete anos, toda a equipe trabalhou apaixonadamente sonhando com este dia”, confessou Borschberg.

O avião tem como única fonte de bateria as 12 mil células fotoelétricas instaladas nas asas que devem dar conta de quatro motores, cada um com potência de 10 cavalos.

A previsão é que o Solar Impulse atinja altitude de até 8.500 metros para carregar as baterias e então desça para 1.500 metros para manter o voo noturno.

Se o trajeto atual for finalizado com sucesso, o fato se tornará um marco como a primeira vez que um avião movido a energia solar voou durante tantas horas e nas altitudes constatadas.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/mobilidade/celulares-verdes-sao-uma-alternativa-para-diminuicao-do-lixo-eletronico/12695