A empresa de softwares focados em projetos visuais Autodesk acaba de lançar no Brasil o Autodesk Developer Network (ADN), programa para clientes e desenvolvedores de software que tomam tecnologias da empresa como base. O objetivo é estimular o desenvolvimento de soluções baseadas nos produtos de design da Autodesk.

Segundo o diretor global do Autodesk Developer Network, Jim Quanci, a iniciativa faz parte da estratégia de intensificar as atividades no País, que apresenta uma economia propícia para o avanço da empresa, de acordo com o executivo. “Diferentes países e regiões possuem diferentes peculiaridades em se tratando de design. Por isso queremos fazer parcerias que conheçam as necessidades e os clientes locais”, afirma.

O ADN existe em diversos países e reúne 3.000 empresas de todo o mundo que representam cerca de 13.000 participantes. No Brasil, a Autodesk já contava com algumas parcerias, coordenadas pelos EUA, mas nada nos moldes do programa.

Com o lançamento do ADN no País, a empresa contratou Sílvio Guido como gerente responsável pela rede de desenvolvedores Autodesk no Brasil e na América Latina. O executivo tem experiência de 13 anos na HP, onde atuou em áreas de canais e parcerias. “Vamos procurar parcerias em clientes que desenvolvem em sua estrutura interna, empresas que vendem desenvolvimento para o mercado e empresas de software”, explica.

De acordo com Quanci, a empresa realizou investimentos similares na Índia e na China, obtendo resultados significativos. “Nos dos países, tínhamos cerca de 20 parceiros e passamos da marca de 100 em três anos ao decidir por investimentos locais”. A meta da companhia é atingir mais de 100 parcerias no Brasil nesse mesmo prazo, aumentando de 200 para cerca de 2000 o número de desenvolvedores atuando com essa linha de software no País.

Fonte: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2010/02/10/autodesk-lanca-programa-para-desenvolvedores-no-brasil/