Robô vasculhará o planeta vermelho em busca de evidências microbiológicas de vida

Nesta segunda-feira (06/08) o homem deu mais um passo em suas expedições no espaço: o robô Curiosity, da NASA, chegou a Marte.

Além de procurar por manifestações microbiológicas de vida, o Curiosity faz parte de um projeto norte-americano com o objetivo de enviar pessoas ao planeta vermelho até 2030.

O processo era delicado. O pouso chegou a ser batizado de “sete minutos de terror” devido a seus altos riscos de falha. A atmosfera marciana é menos densa do que a nossa e superparaquedas tiveram que entrar em ação para realizar o pouso da nave, que pesa uma tonelada e chegou ao planeta com velocidade de 20 mil km/h.

Após viajar mais de 566 milhões de quilômetros e fazer a arriscada aterrissagem, a Curiosity obteve êxito. Os engenheiros e milhares de pessoas que acompanhavam o processo comemoraram. Veja no vídeo abaixo a festa feita na NASA:

http://www.youtube.com/watch?v=QG237yOYWgU&feature=player_embedded

A aterrissagem foi considerada pelo presidente Obama como um “feito histórico” e ganhou muito destaque nas redes sociais e na internet como um todo.

De acordo com o Topsy, só nas últimas 24 horas foram mais de 431 mil tuites com o termo “Curiosity”, 428 mil com “Mars” e mais 88 mil com “Marte”.

A própria operação pôde ser acompanhada pelo Twitter oficial do Curiosity, que compartilhou imagens, links para o streaming do pouso e brincadeirinhas simpáticas.

Por enquanto, as fotos estão sendo capturadas com uma câmera de menor resolução. Quando a NASA acreditar que é seguro, o Curiosity passará a bater fotos com 12 câmeras de melhor qualidade.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/curiosity-aterrisa-em-marte-e-agita-a-internet