Zenfone e Max Plus (M2) e Max Shot

Os novos smartphones Zenfone Max Shot e Max Plus (M2) foram lançados em um evento em São Paulo. Diferentemente dos outros lançamentos da taiwanesa Asus no Brasil, o evento teve um tom mais formal e foi carregado de uma arrastada atmosfera política. O motivo foi o anúncio que ultrapassou o design e as funcionalidades dos novos aparelhos. A Asus, a chinesa USI e a americana Qualcomm anunciaram que dentro dos novos aparelhos estava uma novidade mundial e que traria ganhos econômicos para ao Brasil.

Tudo junto

O chip que está dentro dos novos telefones traz uma tecnologia chamada de SiP – System in Package. Dentro dele está o processador de 8 núcleos, o processamento de áudio, o sistema de gerenciamento de energia e a parte mais complexa de um smartphone a de transmissão e recepção de sinais. Com essa super integração além da diminuição de tamanho, que permite acomodar dentro do aparelho mais bateria, memória e câmeras mais potentes, o SiP traz agilidade para o fabricante que pode evoluir na criação de novos modelos com mais facilidade sem ter que desenhar toda a infraestrutura do aparelho do zero a cada nova linha de equipamentos.

Brasil na cadeia global dos semicondutores

O motivo de tantos políticos no evento foi o anúncio de que uma fábrica para a produção do multichip SiP será montada no país. O investimento é de cerca de 200 milhões de dólares. A nova unidade de fabricação será instalada em Jaguariúna, São Paulo, e deve começar a operar em 2020 gerando entre 800 e 1.000 empregos. Segundo Rafael Steinhauser, presidente da Qualcomm para a América Latina,

essa fábrica coloca o Brasil na cadeia mundial de valor da indústria de semicondutores. O país, continua ele, gasta anualmente mais de 20 bilhões de dólares importando chips e passar a fabricar um de uma nova e inédita tecnologia e aplicação como o SiP, vai ajudar no equilíbrio da balança comercial do setor de tecnologia.

Os primeiros chips devem começar a ser produzidos no final do ano que vem.

Fonte: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/asus-e-qualcomm-lancam-produtos-com-tecnologia-inedita-no-mundo/