As vendas de PCs no Brasil fecharam o terceiro trimestre de 2010 com aumento de 19% em comparação com os volumes registrados no mesmo período no ano passado. Foram comercializadas 3,7 milhões de unidades, reportou o estudo Brazil Quarterly PC Tracker, realizado pela IDC Brasil.

Entre o total de máquinas vendidas no terceiro trimestre, 52% são desktops e 48% são notebooks. De acordo com o analista de mercado da IDC, Martim Juacida, o  varejo mostrou amadurecimento e antecipou as compras de Natal junto aos fabricantes. Esse fator impactou positivamente as vendas no período.

“Apesar de nossa previsão ser otimista, os últimos meses podem ter volumes de venda abaixo do esperado uma vez que os varejistas já estão estocados para as vendas de fim de ano”, antecipa o analista da IDC. A previsão é de que até o final de 2010 sejam comercializados 13,8 milhões de computadores, o que representa 24% mais do que o apresentado em 2009.

O segmento doméstico respondeu por 74% das vendas. E os notebooks lideraram, mais uma vez, representando 60% do segmento.

Já o segmento corporativo representou 26% do total de máquinas vendidas, sendo grande parte delas desktops.

Fonte: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2010/11/29/aproximacao-do-natal-eleva-vendas-de-pcs-no-brasil-em-19/