Até outubro, Belo Horizonte terá a sua primeira Apple Premium Reseller (APR), loja especializada na venda de produtos da fabricante Apple, como os famosos iPhones, iPods, iMacs e, futuramente, os iPads. Com o nome de iPlace, a revenda da marca será instalada no primeiro piso do shopping Diamond Mall, no Bairro de Lourdes, Região Centro-Sul da capital. A área, próxima à loja de utensílios domésticos Tool Box, já foi alugada e passa por reforma. Apesar de não revelar a data exata de abertura das portas nem o investimento empregado, o franqueado garante que, em pouco mais de um mês, a iPlace estará em funcionamento.

Respeitando padrões mundiais de layout e venda, a iPlace vai oferecer aos consumidores a oportunidade de conhecer e experimentar os produtos da Apple em um ambiente que se assemelha às demais lojas autorizadas em todo o mundo. Além de toda a gama de computadores Mac, os usuários ainda terão acesso aos desktops, notebooks, monitores e softwares da marca, assim como toda a linha iPod e acessórios.

O espaço terá uma área dedicada a serviços que vão desde tirar dúvidas de consumidores que estão comprando seu primeiro produto à assistência técnica autorizada. “Todas as APRs prestam serviço de assistência técnica ao produto Apple, estando ou não na garantia, mesmo que tenha sido comprado fora do Brasil”, explica Germano Grings, diretor da operação iPlace.

Os consultores da loja são treinados pela própria Apple e os produtos, todos aqueles que estão disponíveis para venda no Brasil, ficam conectados à internet e disponíveis para degustação dos clientes. A loja contará com cerca de 20 colaboradores, que já estão em fase de contratação. Apesar de a Apple não revelar se as APRs têm prioridade no lançamento de produtos da marca, Germano garante que há uma vantagem diante dos concorrentes. “Teoricamente, existe prioridade, mas isso depende muito da política da Apple”, avalia.

A administração das lojas da rede iPlace é do grupo gaúcho Herval, que já opera em três unidades, sendo duas em Porto Alegre e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e outra em Florianópolis (SC). Além da unidade em Belo Horizonte, o grupo já se prepara para lançar outra, em Brasília. “Vamos terminar o ano com oito lojas, portanto mais três deverão ser abertas”, afirma Germano, sem revelar as cidades onde os novos empreendimentos serão inaugurados.

Atualmente, a Apple já conta com 16 lojas no programa Apple Premium Reseller no Brasil, sendo atualmente três da rede iPlace; seis da MyStore, administrada pelo grupo TVM; cinco A2You, sob comando do grupo Fast Shop; e duas lojas iTown, do grupo Saraiva. A marca não revela o número de lojas exclusivas que deve inaugurar até o fim do ano. Em todo o mundo, o modelo de APRs, baseado em franquias, existe na América Latina, Europa e Ásia. Nos Estados Unidos, as lojas são próprias da marca.

Fonte: http://www.uai.com.br/htmls/app/noticia173/2010/09/08/noticia_economia,i=178559/APPLE+VAI+ABRIR+A+PRIMEIRA+LOJA+EM+BELO+HORIZONTE.shtml