Após a polêmica de que os aparelhos com o sistemas operacional iOS estariam armazenando dados sobre a localização geográfica de seus usuários, a Apple anunciou que está montando um banco de dados colaborativo de tráfego para o iPhone.

A companhia não deu mais informações sobre como o sistema funcionará, mas alguns fatos apontam que a solução tende a concorrer com um dos serviço de mapas online mais usados em todo o mundo, o Google Maps. Entre as evidências, em julho de 2010, a Apple adquiriu a empresa de mapeamento Poly9 e, no ano anterior, já tinha incorporado a Placebase, que atua na mesma área.

De acordo com o AppleInsider, a informação sobre o banco de dados colaborativo foi divulgada pela Apple durante uma sessão de perguntas e respostas sobre a polêmica a respeito do rastreamento de usuários pelo iPhone. Na ocasião, a empresa afirmou que as informações estão sendo coletadas de forma anônima e de maneira criptografada para criar um novo serviço, que deve estar disponível nos próximos dois anos.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/apple_pode_desenvolver_sua_propria_versao_do_google_maps