A Apple fez um acordo exclusivo para usar um metal com estrutura atômica única, permitindo que os produtos sejam mais fortes, leves e resistentes a arranhões e a corrosão. A liga metálica pertence à Liquidmetal Technologies e foi desenvolvida por um time de pesquisadores da California Institute of Technology.

O metal começou a ser usado em produtos em 2003 (como equipamentos médicos, raquetes de tênis e tacos de golf) e foi criado para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

De acordo com o U.S. Securities and Exchange Commission (agência reguladora de leis e normas de segurança), a Liquidmetal Technologies deu à Apple total propriedade intelectual do produto. Os termos do acordo são perpétuos, funcionais no mundo todo e estão pagos, e seu uso comercial e intelectual podem ser feitos em troca do pagamento de uma taxa.

Embora o acordo garanta à Apple uso exclusivo em eletrônicos, a Liquidmetal pode usá-lo em qualquer mercado em que a empresa de Cupertino não esteja inserida. Dessa forma, os contratos atuais com fabricantes de acessórios esportivos e materiais médicos não são afetados.

A página da Liquidmetal, em www.liquidmetal.com, possui mais informações sobre o material. Um vídeo mostrando as propriedades elásticas do metal pode ser visto no YouTube pelo atalho youtu.be/rOEBR3DcqN0

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI4619874-EI15608,00-Apple+obtem+direitos+exclusivos+sobre+nova+liga+metalica.html