As empresas Apple e RIM (Research in Motion) estão liderando a venda de smartphones, com seus modelos: IPhone e BlackBerry. Num ranking feito com os 10 maiores fabricantes de celulares do mundo, a Apple subiu do nono para o sexto lugar, e a Research in Motion do oitavo para o quinto. Enquanto as duas empresas disparam nas vendas, outras como a Motorola entram em declínio.
A queda nas vendas dos celulares da Motorola se deve ao fato de que a empresa parou de investir em aparelhos mais populares e passou a promover apenas os lançamentos de aparelhos mais sofisticados e caros. Já a Nokia continua liderando as vendas de celulares, mas ainda assim o crescimento da venda dos aparelhos da Apple e da Research in Motion é muito significativo.
Apenas nos primeiros três meses de 2010 foram produzidos mais de 280 milhões de smartphones, e se comparado ao mesmo período de 2009, o resultado é um aumento de mais de 13% nas vendas.

As Mídias Sociais e os Smartphones

Sem dúvida o sucesso das mídias sociais impulsionou e muito a venda dos smartphones. As pessoas querem acessar os sites de onde estiverem, postar fotos, e muitas vezes não é possível carregar um notebook a todo o momento, mas através desse tipo de aparelho é muito rápido realizar essas tarefas.
Os sites mais acessados através de dispositivos móveis as mídias sociais: Facebook, MySpace e Twitter. E por esse motivo, muitos smartphones contam com aplicativos especiais para acessar esse tipo de site. Até as operadoras de telefonia móvel criam promoções para acesso as redes sociais.
Segundo especialistas no assunto, o aumento na venda de smartphones de deve a fatores como, melhoria da tecnologia e o preço mais acessível. Como são muitas marcas concorrendo pela liderança, aumenta-se a qualidade e os preços diminuem, e quem se beneficia é o consumidor.
Mais uma vez o Google saiu na frente e criou o Android, uma plataforma para aparelhos móveis, que usa como base o kernel do Linux 2.6. E é responsável por algumas das principais tarefas do sistema, como a segurança e o gerenciamento da memória.

Aplicativos para Smartphones

Os smartphones estão a cada dia provando que vieram pra ficar e que os aparelhos celulares apenas com função de SMS e ligações estão com seus dias contados. Através de um smartphone é possível tirar fotos, gravar vídeos, acessar a internet, conversar através de comunicadores instantâneos, etc.
Existem alguns aplicativos que não podem faltar no seu aparelho, e que irão facilitar e muito a sua vida. São eles: os comunicadores instantâneos, serviços de email, mapas, aplicativos para Twitter, calculadora, dicionários, etc.
São diversas ferramentas que farão do seu smartphone um aparelho completo e indispensável.

Autor: Rafael Coutinho