A Apple acaba de apresentar seu novo smartphone, o iPhone 5. O aparelho tem tela de 4 polegadas com proporção 16:9 (a mesma usada em TVs de plasma e LCD). A resolução da tela é de 1.136 x 640 pixels.

O aparelho pesa 112 gramas, 20% a menos do que o iPhone 4S. Também é 18% mais fino do que o iPhone 4S.

O iPhone 5 é equipado com um novo chip da Apple, o A6. Segundo a empresa, ele é duas vezes mais rápido do que o chip A5 que equipa o iPhone 4S.

O novo iPhone é mais comprido do que seu antecessor. Aplicativos feitos para as telas atuais rodarão no centro da tela do novo aparelho, com faixas nas partes superior e inferior. Novos aplicativos poderão ser otimizados para ocupar todo o espaço da nova tela.

A câmera do novo iPhone tem os mesmos 8 megapixels da câmera do iPhone 4S. Mas recebeu alguns recursos novos. Segundo a empresa, a nova câmera tem melhor desempenho em fotos com pouca luz. Ela também tira fotos em modo panorama, ou seja, emenda várias fotos para montar uma imagem maior.

A nova câmera também captura fotos enquanto o usuário grava vídeos. O iPhone 5 grava vídeos com resolução Full HD (1.080p). O aparelho também será compatível com redes 4G do padrão LTE.

A tecnologia sem fio (Wi-Fi) do iPhone também foi aprimorada. O iPhone 5 trabalha com o padrão 802.11n, que tem velocidade máxima de 150 Mbps. O novo aparelho tem três microfones, um na parte inferior, um na frente e outro atrás.

O iPhone 5 tem um novo tipo de conector, chamado Lightning. Ele é mais fino que o conector dos aparelhos Apple atualmente no mercado. A empresa venderá um adaptador para conectar acessórios atualmente no mercado.