A Apple acertou em cheio ao lançar a iTunes Store e espera repetir o mesmo feito com a Mac App Store. Enquanto os desenvolvedores de programas para o Mac estão receosos em adotar a política de distribuição digital da empresa de Cupertino, os desenvolvedores dos dispositivos iOS – acostumados com a vida na App Store – estão começando a migrar para o desktop.

O site Ars Technica conversou com os desenvolvedores dos aplicativos Chopper 2, Crosswords, Mathemagics e The Incident para ver como é feita a transição de uma plataforma para a outra.

Os desenvolvedores disseram que a Mac App Store foi fundamental para que eles decidissem lançar seus programas para o Mac. “Não temos um local de venda que não seja a App Store. Construir nosso próprio sistema de vendas daria mais trabalho do que poderíamos aguentar”, disse Matt Comi, programador do The Incident.

Mudar do iOS para o Mac foi bem fácil. A interface dos programas teve de ser ajustada para outras resoluções, mas grande parte do código do iOS pode ser usado no OS X. Dave Frampton, desenvolvedor do Chopper 2, acrescentou que “com o iPad e a tela Retina, grande parte do trabalho de adaptação da resolução estava pronto”.

Mas não podemos nos deixar enganar. Shane Crawford, desenvolvedor do Mathemagics, disse que os aplicativos para o iOS são feitos para serem iniciados, fazer algumas tarefas rapidamente, e serem fechados ou interrompidos por outra tarefa. Os aplicativos para o Mac, no entanto, são feitos para serem usados em sessões mais longas. “São dois fatos simples que demandam várias decisões de design entre as duas plataformas”, disse Crawford.*

Até agora, os desenvolvedores estão contentes com os resultados da Mac App Store e fazem questão de afirmar que não é justo fazer comparações diretas com a loja do Mac OS X ainda nesse estágio inicial. Para as empresas que têm aplicativos em ambas as lojas, as vendas são complementares. “Não há dúvidas que a Mac App Store é um mercado totalmente diferente e os desenvolvedores de iOS estão ignorando uma grande oportunidade se não considerarem a mudança de plataforma”, disse Frampton.

Quem quiser ler a entrevista completa (em inglês), pode fazê-lo através do link bit.ly/i6MvwJ.

Fonte: http://tecnologia.ig.com.br/noticia/2011/02/14/aplicativos+do+ios+estao+migrando+para+a+mac+store+10366596.html