Foi lançada na App Store a versão atualizada do Awareness, aplicativo para iPhone, iPad e iPod Touch que te permite ouvir suas músicas (ou outros conteúdos) no fone de ouvido sem se desligar do mundo exterior.

Com ele é possível ouvir o que está acontecendo ao seu redor ao utilizar o microfone do seu aparelho iOS. Por exemplo, o recurso AutoPause para e reinicia a música que você está ouvindo se o barulho externo exceder um determinado limite.

Já o AutoSet “escuta” o volume do som ambiente e estabelece um nível máximo. Qualquer barulho acima desse ponto será percebido pelo microfone e tocado pelos fones para você.

A ideia por trás do aplicativo é se certificar de que as pessoas que escutam música na rua estejam atentas a qualquer perigo ou risco ao seu redor, deixando-as escutar avisos sonoros e de trânsito a tempo de agirem de modo correto.

Disponível na App Store por US$ 1, o Awareness 2.1 te permite escolher quais recursos quer e comprá-los dentro do próprio aplicativo. As versões anteriores eram mais caras, mas vinham com o conjunto de recursos completo. Por exemplo, o AutoPause e o AutoSet custam US$ 1 como uma compra no app, enquanto o AutoSet Plus, uma versão mais completa do AutoSet, sai pelo dobro do preço.

Mas também há recursos padrão. É o caso do Ducking, que diminui o volume da música quando o microfone é “disparado” e volta ao normal quando o barulho externo volta aos níveis normais, e do Bypass/Mic, que te permite ligar ou desligar rapidamente o microfone.

A Essency, desenvolvedora do aplicativo, afirmou que ele funciona melhor com fones de ouvido intra-auriculares com cancelamento de ruído, mas destaca que também trabalha com fones comuns sem fio ou Bluetooth.

Fonte: http://macworldbrasil.uol.com.br/noticias/2011/02/07/aplicativo-para-iphone-avisa-usuario-que-ouve-musica-sobre-perigos-externos/