Em agosto deste ano, um dos grupos hackers mais famosos da internet, o Anonymous, conhecido por derrubar o site da Sony e diversas páginas governamentais, prometeu derrubar o Facebook. O ataque à rede social estaria programado para o dia 5 de novembro, mas será que o grupo cumprirá a promessa?

Na época, a operação foi denominada “OP_FB” (Operação Facebook, em português) e tem como propósito “punir” a rede social por abusar da privacidade de seus usuários. Depois do anúncio, feito por meio de diversos vídeos colocados no Youtube, o grupo não tocou mais no assunto.

De acordo com informações do site Mashable, o aviso teve seu lado bom e seu lado ruim. O bom é que o grupo costuma usar as ameaças e avisos para fazer com que as pessoas pensem sobre os alvos, mas sem atacá-los de verdade. O lado ruim é que o grupo tem a capacidade e habilidade para derrubar seu novo alvo facilmente.

O dia 5 de novembro foi escolhido por ser o Dia de Guy Fawkes, feriado do Reino Unido quando se comemora a falha no plano de explodir o Parlamento Britânico e matar o rei James I, feito por alguns conspiradores, incluindo Fawkes, em 1605. Ou seja, neste dia é comemorada a salvação da vida do rei.

Mesmo que o Anonymous não ataque o Facebook, os avisos fazem você pensar na quantidade de dados de usuários que a rede de Mark Zuckerberg possui. E, você, acha que o Anonymous cumprirá a promessa de derrubar a rede social ou somente os avisos bastam? Dê sua opinião!

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/anonymous_prometeu_ataque_ao_facebook_no_dia_5_11_sera_que_vai_cumprir