Depois proibir vendas de operadoras de celular e punir algumas por serviços indevidos, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quer começar a medição da qualidade da banda larga móvel já no mês de outubro. De acordo com o órgão regulador, serão instalados equipamentos em salas e auditórios, para avaliar a eficiência da conexão com os celulares parados, e também em pontos de grande trânsito de pessoas nas grandes cidades, para avaliar a velocidade da transmissão de dados com os aparelhos em movimento.

Doze mil voluntários serão recrutados para medir a velocidade das operadoras de banda larga em todo o país. Programas serão instalados nos computadores de casas e escritórios e também nos celulares dos usuário selecionados.

Os parâmetros para as medições serão as mesmas da banda larga fixa: velocidade média não poderá ser menor do que 20% da contratada pelo usuário, em 95% das medições. No primeiro ano, a meta de é de 20%, subindo 10% a cada doze meses até chegar a 40%. Já a meta da banda larga fixa estipulou uma média de pelo menos 60% da velocidade contratada no primeiro ano, subindo para 70% no próximo ano  e 80% no seguinte.

Os primeiros resultados das medições devem ser divulgados até dezembro, na página da Anatel.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/anatel-comecara-a-medir-qualidade-da-banda-larga-movel-em-outubro