A Advanced Micro Devices (AMD) decidiu abandonar a marca ATI que batiza as suas placas de vídeo para computadores, segundo reporta o site Mashable. A decisão foi tomada após uma pesquisa de mercado que apontou que os nomes Radeon e FirePro (que nomeia algumas placas-mãe de alto desempenho), em combinação com a marca AMD são mais reconhecidos pelos consumidores.

A mudança não afetará os modelos disponíveis atualmente no mercado, porém a partir dos novos modelos a marca ATI não vai ilustrar mais as caixas dos componentes. Segundo o site, a marca “AMD Radeon” ou “AMD FirePro” vão entrar em uma campanha de marketing para explicar ao público a mudança.

Negócio bilionário

A AMD comprou a ATI em 2006 pelo valor de US$ 5,4 bilhões em 2006, um dos maiores negócios fechados no mundo de tecnologia. Na ocasião a ATI foi renomeada internamente para AMD Graphics Product Group, mas a marca ATI era muito forte no mercado devido a competição com a Nvidia. A ATI foi a marca responsável pelos componentes gráficos do GameCube da Nintendo e Xbox 360 da Microsoft.

Fonte: http://jogos.uol.com.br/pc/ultnot/2010/08/30/ult182u8488.jhtm