A Adobe anunciou nesta terça-feira (20/7) o lançamento do Digital Publishing Solution, a primeira fazer de um conjunto de ferramentas baseadas no InDesign, que permitirá aos designers criarem revistas interativas para o iPad, além de outros modelos de tablets.

Segundo um post no blog de Dave Dickson, desenvolvedor da Adobe, as novas ferramentas farão com que os designers “criem conteúdos envolventes sem ter de contratar mais colaboradores ou invistam em requalificação extensiva”.  As páginas serão concebidas no InDesign, com elementos interativos – como vídeos e slideshows – além do atual kit de ferramentas interativas. O profissional será capaz de adicionar diversos tipos de objetos interativos, podendo efetuar rotações em 360º de imagens, incluindo as panorâmicas. além de efeitos de zoom.

No entanto, para se ter acesso a primeira versão da solução, será necessário fazer um pedido em separado de um aplicativo chamado Interactive Overlay Creator. A Adobe declarou que esses recursos para tablets serão adicionado a uma futura edição do InDesign.

Como o Digital Publishing Solution funciona

Quando um projeto é finalizado no InDesign, um outro aplicativo chamado Digital Content Bundler converte o arquivo para um novo formato chamado .issue. Esse formato inclui layouts de revistas nas posições vertical e horizontal, além de metadados, recursos de interatividade, imagens e vídeos. Esse arquivo então é processdo e pode ser visualizado por meio do app do Digital Reader, compatível com os tablets.

Os editores podem criar sua própria versão do aplicativo, customizando-o para sua revista. A primeira a fazer isso foi a Wired, criando o Wired Reader para o iPad, que foi criado a partir do Digital Publishing Solution. A Adobe espera ainda criar versões da ferramenta para outros dispositivos móveis e também desktops.

As ferramentas de publicação do Digital Solution serão liberadas para a maioria dos usuários entre o final de agosto e começo de setembro, através do site do Adobe Labs. Ela fará parte da Adobe Digital Publishing Platform, que terá ferramentas também voltadas para livros, jornais e catálogos.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/07/20/adobe-lancara-kit-de-ferramentas-para-criacao-de-revistas-para-o-ipad/