Em conjunto do Flash Player 10.1, a Adobe também lançou a segunda geração da sua plataforma AIR, usada para a construção de aplicativos nativos com suas tecnologias em diversos sistemas operacionais. Assim como o novo plugin, ela recebeu diversos aprimoramentos para se comportar melhor em smartphones, mas muitos deles aplicam-se também para os desktops.

Dentre eles, destacam-se diversas melhorias no desempenho e uso de recursos da máquina para execução de aplicativos, mesmo que eles não sejam atualizados por desenvolvedores visando compatibilidade com o AIR 2. Também foram introduzidas pela Adobe diversas interfaces de programação para oferecer novas funções dentro de aplicativos multiplataforma, incluindo maior interoperabilidade com redes, dispositivos de armazenamento e até mesmo com o próprio comportamento específico de diferentes sistemas operacionais, por meio de código nativo.

Graças ao uso das mesmas tecnologias de navegação web do Safari, o AIR 2 também oferece maior integração entre aplicativos e serviços online, por meio de HTML5 e CSS3. Além disso, o uso da nova plataforma possibilita que desenvolvedores migrem seus produtos dos desktops para smartphones com o mínimo de esforço, embora o único sistema operacional móvel que suporte isso no momento seja o Android (e em fase de testes).

O Adobe AIR 2 requer o Mac OS X 10.5 ou superior e pode ser obtido gratuitamente no site da empresa. Versões específicas para Linux e Windows também estão disponíveis para download.

Fonte: http://macmagazine.uol.com.br/2010/06/11/adobe-lanca-air-2-com-melhorias-para-o-desempenho-de-aplicativos-e-novos-recursos/